Ordem dos Frades Menores

"A Ordem dos Frades Menores, fundada por São Francisco de Assis, é uma fraternidade na qual os irmãos, seguindo a Jesus Cristo mais de perto e sob a ação do Espírito Santo, consagram-se, pela profissão, totalmente a Deus, o sumo bem, vivendo o Evangelho na Igreja, segundo a forma observada e proposta por São Francisco."
(Constituições Gerais da Ordem dos Frades Menores, Art. 1,1)

Uma fraternidade de consagrados que se colocam no seguimento de Jesus Cristo na forma de vida iniciada e proposta por Francisco de Assis e seus primeiros companheiros. É assim que os Franciscanos – nome popular dos Frades Menores – se reconhecem e buscam viver a sua vocação.

A Ordem dos Frades Menores, formada por cerca de 14.000 frades e presente em 110 países, está organizada em regiões chamadas Províncias ou Custódias. Aquilo que veio a se constituir em 1950 como a atual Província Santa Cruz é o resultado da presença e da ação evangelizadora dos frades franciscanos no Estado de Minas Gerais e no sul do Estado da Bahia desde o ano de 1900, quando chegaram à Amazônia os primeiros frades da atual Província, vindos da Holanda.

Sediada em Belo Horizonte, a Província Santa Cruz, mantém uma forte atuação evangelizadora e social baseadas na fé cristã e nos ensinamentos e valores difundidos por São Francisco de Assis.

A Província Santa Cruz é dirigida e animada por um Governo Provincial formado por frades eleitos a cada três ou seis anos. Esse Governo, em comunhão com os demais frades, é encarregado de executar as diretrizes estabelecidas pelos frades em suas assembleia periódicas chamadas de Capítulos provinciais, além de cuidar dos atos administrativos ordinários exercidos pela Cúria provincial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Entre em contato conosco! Venha ser um Frade Menor!

Nome

E-mail *

Mensagem *

Seguidores

Visitantes